sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Aftas

Acho fantástico como em pleno século XXI ainda existam mistérios sobre o corpo humano. Andei na Net a pesquisar e ninguém consegue explicar a origem das aftas…

“As aftas são sobejamente comuns. Ocorrem em cerca de 60% da população e caracterizam-se pelo aparecimento de pequenas lesões dolorosas na mucosa oral, as quais podem ser múltiplas ou isoladas.”

“Apesar de se desconhecer a causa, parece que o carácter nervoso tem um papel no seu desenvolvimento; por exemplo, podem aparecer aftas na boca de um estudante durante um exame final”.

“Estão, muitas vezes, ligadas a várias situações. Factores desencadeantes poderão ser as insuficiências vitamínicas, certos distúrbios gastrintestinais, os ácidos presentes em alguns alimentos e pequenos traumas da mucosa bucal. Poderá também estar associado ao stress e ou ter carácter hormonal, relacionado com o ciclo menstrual”

“Costumam aparecer em grupos de duas ou de três; de modo geral, desaparecem ao fim de dez dias, sem tratamento, e não deixam cicatrizes.”

“Não se conhecem ainda exatamente as causas e o tratamento apropriado da afta”.

“Uma das conclusões a que se chegou foi a de que a causa raramente é vírus. A hipótese das aftas serem causadas por bactérias também já foi posta de lado.”

E tudo isto porquê? Porque neste momento tenho duas no lábio inferior. E pronto… Acabaram-se os bjos. E as vacas ardem que se desunham…

Ass: Gattaca

Sem comentários: