terça-feira, 2 de novembro de 2004

Filmes que merecem os 5€ - #2

Esta Segunda-feira finalmente consegui ir ver o “Antes do Anoitecer”. A expectativa era tanta que tive medo de sair desiludido da sala de cinema. Bem engano estava eu... AMEI. Tal como há 9 anos atrás fiquei rendido a “Antes do Amanhecer”, agora voltei-me a render aos encantos das personagens de Ethan Hawke e Julie Delpy.
Foi uma sensação estranha. Parecia que estava a encontrar velhos amigos dos quais nada soube durante imenso tempo. E tal como os personagens, também eu estava cheio de perguntas para lhes fazer. Queria respostas, queria saber onde andaram, queria saber o que fizeram, queria passar a tarde com eles. Não me apetecia deixa-los fugir. Não queria o fim do filme! Certo é que a hora e meia de duração passou a correr. Voou mesmo...
Mais uma vez é um filme feito de diálogos, longos mas fluídos. Fala-se de tudo: amor, casamento, profissões, filhos, medos do futuro, traumas, política, o estado do mundo, histórias e outras abordagens. Um dos trunfos é a ausência das lamechices habituais neste tipo de história. E tudo por obra do acaso!
Sobre os desempenhos dos dois actores principais nada há a dizer. Simplesmente arrepiantes!
Paris está linda! E o realizador nem precisou de utilizar as imagens postais de Paris. De todos os locais apenas Notre-Dame surge no ecrã. Mas vista de trás. Ninguém se importa.
E mais não digo. Mexam-se! Saíam de casa mesmo que esteja a chover e vão lá ver o filme: Não percam por nada. A geração que agora está na casa dos 30 vai identificar-se tanto...
E quem consegue resistir à valsa cantada por Delpy? E mais uma vez o final deixa tudo em aberto. Tal como a vida...
Será que quando tiver 39 anos vou assistir novamente ao encontro casual de Hawke e Delpy?

O poster



O início da conversa



O casal



Ass: Gattaca

PS – Também me podem dar a banda sonora deste filme nos meus anos. Está à venda na FNAC!!!

Sem comentários: